atividadesgeograficas

atividadesgeograficas
rio são francisco

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Biomas do Brasil.

        A maioria dos 7 milhões de km2 da Floresta Amazônica é constituída por uma floresta de terra firme. Esta é uma floresta que nunca é alagada e se espalha sobre uma grande planície de até 130-200 metros de altitude, até os sopés das montanhas.
        São três tipos de florestas amazônicas: as florestas montanhosas Andinas, as florestas de terra firme e as florestas fluviais alagadas, as duas últimas na Amazônia brasileira.
       A floresta de terra firme tem inúmeras adaptações à pobreza em nutrientes dos seus solos argilosos e podzólicos. As árvores que a compõem são capazes de se abastecer com nitratos através de bactérias fixadoras de nitrogênio, que estão ligadas às suas raízes. Além disso, uma grande variedade de fungos também simbiontes das raízes, chamados micorrizas, reciclam rapidamente o material orgânico antes deste ser lixiviado. A serrapilheira (formada por folhas e outros detritos vegetais que caem ao solo) é reciclada rapidamente pela fauna rica de insetos, especialmente besouros, formigas e cupins. Os insetos constituem a maioria da biomassa animal na floresta de terra firme.
        Esta floresta, especialmente rica em aráceas epífitas, é, comparada à Mata Atlântica, relativamente pobre em bromélias e orquídeas. Entre estas plantas epífitas estão as mirmecófitas, plantas que vivem em estreita simbiose com as formigas. No sub-bosque da floresta destacam-se especialmente as palmeiras e os cipós. As grandes samambaias são raras.
        A macrofauna do chão da floresta é relativamente pobre. Os vários sapos e pererecas ali encontrados apresentam diversas adaptações para garantir a água necessária para o desenvolvimento dos girinos. Alguns grandes mamíferos, tais como as antas, o cateto e a queixada, assim como os mutuns e os inhambus, entre as aves do chão, merecem destaque. Perto do chão da floresta encontram-se também muitas aves "papa-formigas", que tiram proveito das enormes migrações de formigas de correição.
       A grande diversidade animal encontra-se nas copas das árvores entre 30 e 50 metros de altura, um ambiente de difícil acesso para o pesquisador. Ali é rica a fauna de aves, como papagaios, tucanos e pica-paus. Especialmente vistosos são o pavãozinho do Pará e a cigana. Entre os mamíferos das copas predominam os marsupiais, os morcegos, os roedores e os macacos.

Biomas do Brasil

      O Brasil é dono de uma das biodiversidades mais ricas do mundo, possui as maiores reservas de água doce e um terço das florestas tropicais que ainda restam no planeta. Estima-se que aqui está uma em cada 10 espécies de plantas ou animais existentes no mundo. O turismo ecológico e de contemplação oferece diversas opções de lazer e conhecimento para o turista responsável e comprometido com a preservação do meio ambiente.

UM DOS BIOMAS É A FLOSRESTA AMAZÔNIA:

      

 

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Divida externa brasileira

Dívida externa do Brasil:



.A dívida externa do Brasil corresponde à soma dos débitos externos do Brasil. A dívida externa total estimada para julho de 2007 atingiu US$195,4 bilhões. Para efeito de comparação, esse valor era de US$ 214,93 bilhões no ano de 2003. Em janeiro de 2008, a dívida externa do Brasil estava em exatos 196,207 bilhões de dólares. O primeiro empréstimo externo do Brasil foi obtido em 1824, no valor de 3,7 milhões de libras esterlinas e ficou conhecido como "empréstimo português", destinado a cobrir dívidas do período colonial e que na prática significava um pagamento a Portugal pelo reconhecimento da independencia do brasil. Em 21 de fevereiro de 2008 o Banco Central do Brasil informou que o Brasil possui recursos suficientes para quitar a sua dívida externa. Pois o país registrou reservas superiores à sua dívida externa do setor público e do setor privado. Foi a primeira vez na história do País que o Brasil deixou de ser devedor líquido. Com o aumento mais forte dos ativos externos do País, a posição credora do Brasil no exterior ficou de 6,983 bilhoes de dolares.


O que é uma Moratória?


Moratória: dilatação de prazo concedida pelo credor ao devolver para o pagamento de uma dívida.

agroindustrias do Ceara



Estado do Ceará tem perseguido uma estratégia de desenvolvimento determinada pela necessidade de deslocar o eixo dinâmico da economia para segmentos da agropecuária, indústria e serviços que ofereçam produtos com maio valor agregado. Como parte desse trabalho, foi criado o programa Ceará Empreendedor, que tem como objetivos estimular a indústria exportadora e desenvolver o meio rural dentre outros


João Pratagil, foi chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, atuou junto às Secretarias da Agricultura e do Trabalho e Empreendedorismo, e presidiu o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho do Ceará. Segundo o pesquisador, "o empreendedorismo passou a funcionar como âncora do processo de desenvolvimento econômico do Ceará, atuando no fortalecimento das políticas de desenvolvimento industriais.


A pequenas empresas, além do desenvolvimento de projetos de irrigação, explicam, em grande parte, as oportunidades para a instalação de empresas de base tecnológica e agroindústrias.

O pesquisador alerta, contudo, para algumas limitações, que ainda dificultam o desenvolvimento dessas empresas no Estado, como a falta de articulação e inserção em cadeias produtivas competitivas, a pulverização das empresas agroindustriais no Ceará.

terça-feira, 13 de abril de 2010

atividades economicas que causam menos impacto na Floresta Amazonica

A regiao Amazonica vem sendo despresado pelos empresários e principalmente pelo governo.A maior preocupação do governo é nos investimentos de hotéis e turismo e no aumento exagerado de extração de madeira,ogoverno poderia investir na caça e na pesca esportiva o que traria como benefício a preservação da floresta e aumento de renda
Como as grandes reservas minerais vem sendo exploradas e causando escasse no solo este fator poderia ser evitado se não existisse tanto uso tecnologico de mineração,mas é o garimpo desorganizado o maior poluidor pois além de dilapidar a mata produz pouco dinheiro.A pesca comercial está sendo prejudicada pelo desmatamento das várzeas.Infelismente o subsolo não vem sendo explorado de maneira racial.
Sugestões:O governo deveria investir mais na preservação da Amazonia e procurar coibir o uso exagerado de tecnologia na natureza,pois todas as atividades economicas poderia causar menos impacto na natureza se fosse usada de maneira racional pelo o homem.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Localização e informaçoes geográficas

O rio São Francisco, popularmente conhecido por “Velho Chico”, nasce na Serra da Canastra (Minas Gerais). Possui uma extensão de 2800 quilômetros e atravessa os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. O rio São Francisco desemboca no Oceano Atlântico e possui vários rios afluentes em sua bacia hidrográfica: Abaeté, das Velhas, Paraopeba, Jequitaí, Paracatu, Verde Grande, Urucuia, Carinhanha, Corrente e Grande.O São Francisco possui uma grande importância econômica na região por onde passa, pois, é usado para navegação (em alguns trechos), irrigação de plantações e pesca. Em função desta importância, existe um projeto do governo federal que pretende fazer a transposição do rio para que as águas possam atingir regiões que sofrem com a seca nordestina.O rio São Francisco também é uma importante via de transporte de mercadorias na região. Os principais produtos transportados, em embarcações especiais, são: sal, arroz, soja, açúcar, cimento, areia, manufaturados, madeira e alguns minérios. Há também o transporte de turistas, pois o passeio pelo rio é muito procurado.

sexta-feira, 19 de março de 2010

A descoberta

Descobrimento

Mapa da extensão total do rio São Francisco. Em seus 2.830 km o rio passa por cinco estados brasileiros.
Como escreveu Guimarães Rosa, sua história tem sido a história do sofrimento de um rio que há mais de quinhentos anos é fonte de vida e riqueza. Seu descobrimento é atribuído ao navegador genovês Américo Vespúcio, que navegou em sua foz em 1501. O nome é homenagem a São Francisco de Assis, festejado naquela data. A 4 de Outubro de 1501, uma expedição de reconhecimento descia a costa brasileira, rente ao litoral, comandada por André Gonçalves e Américo Vespúcio e vinda do Cabo de São Roque. A região da foz era habitada pelos índios, que a chamavam Opará, que significa algo como “rio-mar”. Outra expedição, em 1503, chegou à foz, comandada por Gonçalo Coelho, outra vez com Américo Vespúcio. O rio era visitado apenas nas cercanias da foz, pois a mata, a caatinga desconhecida e as tribos ferozes impediam os brancos de penetrar na terra.[

a geografia

Geografia

O cânion do Rio São Francisco localizado na cidade de Caníndé de São Francisco Sergipe.
Segundo fontes governamentais,[3] tem uma extensão de 2 830 km e uma declividade média de 8,8 cm/km. A média das vazões na foz é de 2 943 m³/s, e a velocidade média de sua corrente é de 0,8 m/s (entre Pirapora, Minas Gerais e Juazeiro, Bahia).
O rio São Francisco banha cinco estados, recebendo água de 90 afluentes pela margem direita e 78 afluentes pela margem esquerda, num total de 168 afluentes, sendo 99 deles perenes. É um rio de grande importância econômica, social e cultural para os estados que atravessa. Folcloricamente, é citado em várias canções e há muitas lendas em torno das carrancas (entidades do mal) que até hoje persistem. Os trechos navegáveis estão no seu médio e baixo cursos. O maior deles, entre Pirapora e Juazeiro - Petrolina, com 1 371 km de extensão, pode ser analisado em três subpartes, devido a algumas características distintas de seus percursos. O primeiro subtrecho, que se estende de Pirapora até a extremidade superior do reservatório de Sobradinho, próximo à cidade de Xique-Xique, tem 1.074 km de extensão. No médio São Francisco, a navegação é exercida pela FRANAVE, com frota de comboios adequada às atuais condições da via.

Foz do Rio São Francisco
As principais mercadorias transportadas são cimento, sal, açúcar, arroz, soja, manufaturas, madeira e principalmente gipsita. No baixo e médio São Francisco, promove-se o transporte de turistas em embarcações equipadas com caldeiras a lenha. Atualmente o rio São Francisco está sendo transposto. O que está dividindo opiniões entre brasileiros que vivem nos estados banhados pelo rio.

rio são francisco

Rio São Francisco

São Francisco
Cânions do Rio São Francisco localizados no município de Delmiro Gouveia, Alagoas.
Comprimento
2.830 km
Nascente
Serra da Canastra
Altitude da nascente
1200 m
Débito médio
2 943 m³/s
Foz
Oceano Atlântico
Área da bacia
641 000 km²
País(es)
Brasil
O rio São Francisco, também chamado de Opará, como é conhecido pelos indígenas, ou popularmente de Velho Chico, é um rio brasileiro. Ele nasce em São Roque de Minas, na Serra da Canastra, no estado de Minas Gerais, a aproximadamente 1200 metros de altitude, atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas, e, por fim, deságua no Oceano Atlântico, drenando uma área de aproximadamente 641.000 km² e atingindo 2.830 km de extensão.
Apresenta dois estirões navegáveis: o médio, com cerca de 1.371 km de extensão, entre Pirapora (MG) e Juazeiro (BA) / Petrolina (PE) e o baixo, com 208 km, entre Piranhas (AL) e a foz, no Oceano Atlântico.
O rio São Francisco atravessa regiões com condições naturais das mais diversas e tem cinco usinas hidroelétricas.
As partes extremas superior e inferior da bacia apresentam bons índices pluviométricos, enquanto os seus cursos médio e submédio atravessam áreas de clima bastante seco. Assim, cerca de 75% do deflúvio do São Francisco é gerado em Minas Gerais, cuja área da bacia ali inserida é de apenas 37% da área total.
A área compreendida entre a fronteira Minas Gerais-Bahia e a cidade de Juazeiro(BA), representa 45% do vale e contribui com apenas 20% do deflúvio anual.
Os aluviões recentes, os arenitos e calcários, que dominam boa parte da bacia de drenagem, funcionam como verdadeiras esponjas para reterem e liberarem as águas nos meses de estiagem, a tal ponto que, em Pirapora (MG), Januária (MG) e até mesmo em Carinhanha (BA), o mínimo se dá em setembro, dois meses após o mínimo pluvial de julho.
À medida em que o São Francisco penetra na zona sertaneja semi-árida, apesar da intensa evaporação, da baixa pluviosidade e dos afluentes temporários da margem direita, tem seu volume d'água diminuído, mas mantém-se perene, graças ao mecanismo de retroalimentação proveniente do seu alto curso e dos afluentes no centro de Minas Gerais e oeste da Bahia. Nesse trecho o período das cheias ocorre de outubro a abril, com altura máxima em março, no fim da estação chuvosa. As vazantes são observadas de maio a setembro, condicionadas à estação seca.