atividadesgeograficas

atividadesgeograficas
rio são francisco

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Divida externa brasileira

Dívida externa do Brasil:



.A dívida externa do Brasil corresponde à soma dos débitos externos do Brasil. A dívida externa total estimada para julho de 2007 atingiu US$195,4 bilhões. Para efeito de comparação, esse valor era de US$ 214,93 bilhões no ano de 2003. Em janeiro de 2008, a dívida externa do Brasil estava em exatos 196,207 bilhões de dólares. O primeiro empréstimo externo do Brasil foi obtido em 1824, no valor de 3,7 milhões de libras esterlinas e ficou conhecido como "empréstimo português", destinado a cobrir dívidas do período colonial e que na prática significava um pagamento a Portugal pelo reconhecimento da independencia do brasil. Em 21 de fevereiro de 2008 o Banco Central do Brasil informou que o Brasil possui recursos suficientes para quitar a sua dívida externa. Pois o país registrou reservas superiores à sua dívida externa do setor público e do setor privado. Foi a primeira vez na história do País que o Brasil deixou de ser devedor líquido. Com o aumento mais forte dos ativos externos do País, a posição credora do Brasil no exterior ficou de 6,983 bilhoes de dolares.


O que é uma Moratória?


Moratória: dilatação de prazo concedida pelo credor ao devolver para o pagamento de uma dívida.

agroindustrias do Ceara



Estado do Ceará tem perseguido uma estratégia de desenvolvimento determinada pela necessidade de deslocar o eixo dinâmico da economia para segmentos da agropecuária, indústria e serviços que ofereçam produtos com maio valor agregado. Como parte desse trabalho, foi criado o programa Ceará Empreendedor, que tem como objetivos estimular a indústria exportadora e desenvolver o meio rural dentre outros


João Pratagil, foi chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, atuou junto às Secretarias da Agricultura e do Trabalho e Empreendedorismo, e presidiu o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho do Ceará. Segundo o pesquisador, "o empreendedorismo passou a funcionar como âncora do processo de desenvolvimento econômico do Ceará, atuando no fortalecimento das políticas de desenvolvimento industriais.


A pequenas empresas, além do desenvolvimento de projetos de irrigação, explicam, em grande parte, as oportunidades para a instalação de empresas de base tecnológica e agroindústrias.

O pesquisador alerta, contudo, para algumas limitações, que ainda dificultam o desenvolvimento dessas empresas no Estado, como a falta de articulação e inserção em cadeias produtivas competitivas, a pulverização das empresas agroindustriais no Ceará.